Prefeito busca solução definitiva para problemas asfálticos de trecho da Avenida Belém em Quatro Marcos

Por Luiz Carlos Bordin

cristiano Batista de Queiroz

Não é de hoje que os problemas de trânsito na Avenida Belém causam transtornos à população que utilizam aquela rota que liga a região do bairro Zeferino II à Avenida São Paulo. As críticas perduram por anos, pois os trabalhos paliativos não conseguem manter a estabilidade da capa asfáltica por muito tempo.

Para entender o que acontece naquela localidade, é preciso entender como era no passado, bem antes das autoridades pensarem em abrir uma Avenida visando o crescimento urbano de São José dos Quatro Marcos.

A Avenida Belém passa por sobre o leito do córrego São José. E além do mais, aquela região da Feira do Produtor, fundos da Rodoviária e frente da Delegacia de Polícia Civil até chegar na Avenida São Paulo, existia uma grande represa que não dava pé devido sua profundidade e extensão. Nela, as crianças da época tomavam banho e o caminhão pipa retirava água para utilizar nas ruas e abastecimentos de residências.

Veja  ao final da matéria a foto de 1978 da rua Santa Catarina até a represa.

Anos atrás a Avenida São Paulo também passava por esses problemas que a Avenida Belém passa nos dias de hoje. Para resolver o problema, o asfalto foi cortado e uma valeta foi aberta na sua lateral para implantação de um processo de drenagem. O problema foi resolvido.

Para solucionar o problema na Avenida Belém em definitivo, o prefeito Professor Ronaldo Floreano dos Santos está em negociação com o governador Mauro Mendes e o deputado estadual Walmir Moretto para a solução definitiva com os transtornos dos danos asfálticos.

Enquanto essa parceria não chega, está sendo feita uma recuperação da capa asfáltica da Avenida Belém, com recursos próprios do município. “Estamos fazendo a limpeza, requadrando os buracos para fazermos o tapa-buraco, vamos fazer a pintura de ligamento e recuperar as guias de sarjetas de toda a Avenida Belém”, disse o secretário de Obras, Cristiano Batista de Queiroz.

Os serviços de tapa-buracos tiveram início na Avenida Belém, mas atenderá a cidade  em 100% da malha asfáltica.